Artigos Crítica Games

Overwatch: Sombra – Análise Completa

Alguns dias atrás a Blizzard quebrou um dos maiores mistérios já provocados na indústria atual dos games, a empresa revelou a personagem Sombra! Uma hacker que sofreu diretamente as consequências da Crise Ômnica, a nova personagem ofensiva de Overwatch tem um caráter destrutivo aberto a inúmeras e ágeis jogadas.

História

Sombra, como vários outros heróis e vilões, tem um passado marcado por perdas e sacrifícios, temperado com superação e enquadramento no contexto sócio-cultural no qual ela foi despejada. A hacker, que foi acolhida pela gangue dos Los Muertos, reflete problemáticas atuais (as quais possuem uma grande visibilidade no Brasil) que são apresentadas para milhares de pessoas que, as vezes, não conhecem tais situações ou apenas a ignoram, afinal, Sombra é fruto da sua esfera civil.

Sua narrativa oferece também novos caminhos para a entrada de novas figuras, tática comum no lançamento de novos heróis e vilões em jogos que possuem uma mitologia a qual reside sub-histórias. A hacker também é um referencia direta à geração que se criou no berço da internet e de todas as coisas que esta pode causar ou sofrer por meio da web.

Vale lembrar que Sombra não é uma simples menina, uma simples hacker… Sombra é aquilo que podemos chamar de androide; em outras palavras, a atiradora usufrui de artifícios tecnológicos que estão conectados ao seu corpo.

 

Habilidades

Sombra é uma atiradora com um conjunto de skills que a torna uma personagem perigosa e forte no campo de batalha, entretanto suas habilidades fazem jus ao seu nível de dificuldade, valorizando-a e enaltecendo todo o suspense que circulou envolta dela durante meses.

Pistola Automática: não há muito o que se falar da habilidade base da vilã. Vários tiros disparados em um alcance não muito grande são úteis para ela, afinal, considerando os outros poderes de Sombra, a Pistola Automática é o único que feri o inimigo de forma impetuosa.

Hackear: trazendo consigo a personalidade da personagem, essa habilidade é, de certo modo, inovadora dentro do jogo. É impossível não associá-la a Watch Dogs e é, exatamente por isso, que eu fiquei surpreendido em como a Blizzard sobrepôs tais funcionalidades em um jogo de FPS. Com Hackear, a atiradora “invade” o sistema do seu inimigo deixando-o vulnerável e um pouco quanto inofensivo; tal skill serve para modificar os sistemas dos pontos que fornecem vida aos personagens também.

Camuflagem Termo-Óptica: me desculpem a comparação, mas quando vi essa skill me lembrei, instantaneamente, do Mover Depressa do Teemo, de League Of Legends. Sendo uma excelente maestria para fugas e perseguições, a camuflagem de Sombra dá ao jogador um bônus de velocidade, porém está é cancelada quando a hacker sofre algum dano, ataca algum inimigo ou usa alguma habilidade nociva.

A personagem obtém uma aparência mais espectral em tons de roxo e rosa quando ativa a habilidade Camuflagem Termo-Óptica.

Translocador: outro instrumento de escape que a personagem apresenta, é o Translocador. Ao lançar esse projetor holográfico, Sombra pode se teletransportar diretamente aonde o objeto está (ela também pode fazer tal ação com o projétil no ar). Essa mestria é convidativa a todos os outros poderes da personagem, pois ela pode ser usada para arquitetar grandiosos combos.

Resultado de imagem para sombra translocador overwatch

PEM: um Hackear em longa escala, PEM é uma explosão criada pela atiradora que devasta as defesas dos inimigos enquanto lhes hackeia. Sendo mais inteligente usá-la quando o foco é team fight, Sombra pode ativá-la caso haja um risco grande de vida para tentar enfraquecer seus adversários facilitando sua fuga e a intervenção de seu time.

Animação: Infiltração (Infiltration)

Com seu lançamento, Sombra ganhou uma animação belíssima que a situa em uma missão de assassinato juntamente com a Widowmaker e com o Reaper. No curta, conseguimos ver claramente a personalidade corrupta e interesseira da hacker. Confira:

 

Overwatch está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s