Artigos Crítica Séries (TV Shows)

Sense8: A Christmas Special – Série faz um dos melhores retornos da história da televisão

Depois de um ano e meio desde o fim da sua primeira temporada, Sense 8 fez o melhor retorno de uma série que eu já assisti! Contendo duas horas de duração, o especial de natal que inaugura a segunda temporada da série conseguiu envolver o público ainda mais nas histórias dos personagens e deu claramente o tom que a série terá.

Tempo

Os evento de A Christmas Special acontecem não muito depois do final da primeira temporada, pois vimos todos os sensitivos lidando com o que ocorreu nela.

Resultado de imagem para sense8
Cena final do último episódio da primeira temporada da série: I Can’t Leave Her

 Um dos pontos altos desse especial foi que ele serviu para “terminar” o terceiro ato do episódio que encerrou a temporada anterior o qual deixou muitas pontas – desnecessárias – abertas. Esse novo capítulo trouxe também novas dúvidas que, até então, não podemos julgar como erro de roteiro, entretanto vejo um indício de bagunça no mesmo e espero que o conserto disso seja feito.

O episódio especial se passa entre algumas semanas antes do Natal até a noite do Ano Novo e, durante esse período, o ciclo de cada personagem foi operando-se de maneira distinta. Lito (interpretado pelo ator Miguel Ángel Silvestre) está no meio de um escândalo provocado pela divulgação de uma foto da relação sexual dele com Hernando (interpretado pelo ator Alfonso Herrera); Kala (interpretada pela atriz Tina Desai) está confusa em relação ao que sente pelo Wolfgang (interpretado pelo ator Max Riemelt), porém – diferente da primeira temporada – ela está casada e encarando problemas sobre sua virgindade.

Resultado de imagem para lito e hernando sense8 a christmas special
Hernando (à esquerda) e Lito (à direita) enfrentando os paparazzis.

Sun (interpretada pela atriz Doona Bae) ainda está presa e sofre com as ameaças de morte de seu irmão; Capheus (interpretado por Toby Onwumere) não tem tanta relevância no episódio e os acontecimentos principais que o envolvem é a perda de seu ônibus e o ganho de um novo como “recompensa” pelo que ele fez na última temporada; Nomi (interpretada pela atriz Jamie Clayton) vive como uma fugitiva juntamente com sua namorada Amanita (interpretada por Freema Agyeman).

A trama que mais entrega do que acontecerá na série é a que cerca os sensitivos Will (interpretado pelo ator Brian J. Smith) e Riley (interpretada pela atriz Tuppence Middleton), pois é nela que vemos o vilão Whispers (interpretado por Terrence Mann) tentando controlar a mente deles e notamos – também – como este está tentando achar e persuadir os sensitivos a irem até ele.

Música

A musicalidade em Sense 8 sempre foi algo muito presente. Na primeira temporada da série tivemos a música What’s Up, da banda 4 Non Blondes, que virou um referencial da série ao mundo; no Brasil, durante a Comic Con Experience 2015 e a Parada Gay de São Paulo desse ano, os fãs cantaram loucamente essa música para os atores.

Admito que a um tempo atrás um dos meus maiores desejos para a segunda temporada da série era ouvir What’s Up de novo, contudo, quando saiu o primeiro trailer embalado com a icônica obra de Leonard Cohen, Hallelujah, eu deixei (um pouco) de lado a vontade de ouvir a canção da primeira temporada e decidi me abrir a novas experiencias musicais para a segunda… E ISSO FOI ÓTIMO!

O episódio e sua trilha sonora me marcaram em quatro grandes momentos os quais fizeram eu chorar freneticamente (sem exagero).

It’s a new dawn, it’s a new day…

Quando a série começou com o clássico Feeling Good abrindo o episódio, um dos blues mais conhecidos mundialmente, foi impossível não se emocionar. Foi nesse momento, envolvido pela canção da Nina Simone, que percebi o quanto eu estava feliz por estar retornando a esse universo e o quanto os personagens e a mitologia de Sense 8 significavam para mim.

Aniversário dos Sensitivos:

Durante o especial de Natal, os sensitivos comemoraram seus aniversários ao som de Home We’ll Go, da banda Walk Off The Earth com participação do Steve Aoki. Através desse momento, toda a tristeza e tensão da série foram ignoradas dando espaço para sequências de cenas belas e repletas de alegria, que iam desde a uma grande festa na praia a um balanço em uma árvore.

Resultado de imagem para a christmas special sense 8
Sensitivos conectados comemorando a festa de Lito (no centro)

A biblioteca de imagem foi conduzida pelas músicas Chan Chan (do cantor Leandro Gonzales) e Knockdown (uma parceira entre Dave202 e Gino G) que deram toda a dinâmica do momento e agregaram mais sentimentos bons à cena. Tal momento me emocionou pois entendi ali a conexão pura de amor (não em um contexto erótico) entre os personagens.

Hallelujah:

Um dos pontos altos do trailer, a canção Hallelujah trouxe consigo todo um contexto dentro do episódio. Em primeiro lugar, a música tocou durante o Natal, vinte minutos antes do término do episódio, tal feito serviu para demonstrar um instante de tranquilidade que precederá, provavelmente, episódios de medo, mistério e angústia.

Resultado de imagem para a christmas special sense 8
Aparição espectral de Angelica (a “mãe” dos oito sensitivos) durante a apresentação do coral que cantava Hallelujah

Um pequeno detalhe é que: Hallelujah é – muitas vezes – usada em cerimonias religiosas e usá-la em uma série que quebra tabus homofóbicos e transfóbicos é – além de irônico – ousado.

Por que perder a esperança de nos tornar a ver…?

Nos minutos finais do episódio, presenciamos Wolfgang enfrentando, juntamente com Felix (interpretado por Max Mauff) uma gangue que quer matá-los; nessa ocasião os sensitivos se unem e acabam nocauteando os vilões.

Após isso, em poucos segundos, todos os oitos sensates ficam de pé frente a frente com Wolfgang e, nesse pequeno período de tempo, temos ao fundo o acústico da música que eu, como escoteiro, conheço como Canção da Despedida. Todas as longas memórias que tive ao ouvir, por mais que por pouco tempo, aquela canção me sensibilizaram pois me lembraram de grandes e felizes momentos que tive com algumas pessoas dentro do escotismo.

Resultado de imagem para a christmas special sense 8

Tom

Algo que para mim foi muito útil em A Christmas Special foi descobrir o tom dessa nova temporada de Sense 8. Durante as duas horas de episódio, o esforço dos irmãs Wachowski para nos conectar com as dores e sentimentos de cada personagem foi notável e acredito que o sucessor disso será uma explicação da origem dos sensitivos e um aprofundamento nos mistérios que os cercam.

Sem título.png

Orgia

Um das cenas mais polêmicas da primeira temporada foi a cena da orgia vivida entre os personagens. Dessa vez, não cansadas de “causar”, as irmãs Wachowski refizeram a cena da orgia com muito mais intensidade e nudez.

Sem título.png
Cena da orgia no episódio A Christmas Special

A preparação para tal cena é um debate interessante sobre “estar conectado”. Sun e Kala conversam sobre o fato da indiana ser virgem e como isso é complicado para ela, pois a mesma já está casada. Sun então a explica que, a forma mais profunda de se conectar com alguém é através do ato sexual.

Em meio a toda a definição da série, tal discurso se torna sútil e fácil de se aceitar pois as diretoras sabem posicionar ao público geral os devidos conceitos morais e, sem dúvida alguma, por mais que parece bobo, a orgia em Sense 8 é um dos maiores mecanismo de conexão entre o público e a história.

Conclusão

Conclua-se que o especial de Natal de Sense 8 foi a combinação perfeita entre amor, drama  e suspense, os quais, temperados por muita música de qualidade, tornaram-se uma das melhores experiencias televisivas que já tive na minha vida.

A direção de filmagem e fotografia, até então não comentadas, também são excelentes e, com aquele tom nostálgico de Matrix, dão o ritmo da série e não deixam que a mesma se torne cansativa e sem graça.

Recomendo a todo mundo para assistir A Christmas Special pois, durante essas duas horas, tenho certeza que mergulharão em algo que a eu chamo de arte.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s